Dia da árvore e a festa dos morcegos

on quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sem dúvida, é prazeroso conviver com o verde, as flores, os pássaros e Santos é uma cidade rica em biodiversidade. Acho fundamental morarmos em lugares arborizados. Mas acredito que existam os tipos certos de árvores para somar qualidade no estilo de vida urbano. No meu caso, não estou preparada para conviver tão de perto com os morcegos ou teria escolhido uma caverna para fixar residência.   

Sei que, ao contrário da aparência, eles são praticamente inofensivos (acredito serem frugívoros). Mas, entre as inconveniências, caminho pelo meu bairro, especialmente no final da tarde e à noite, desviando dos vôos rasantes. Já levei asa de morcego pela cara várias vezes e, além do susto, dói quando esbarra nos olhos. Sem falar em visitas indesejáveis. 

Já fui surpreendida por morcego no meu quarto. É da minha natureza entrar em pânico. Peço desculpas aos morcegos. Corri, deu tempo de fechar a porta para o bicho não percorrer o apartamento. Mas a minha expulsão do meu próprio quarto durou o tempo que o carinha feia quis estender a visita. Não adiantou colocar vassoura atrás da porta ou bocejar bem alto para dar o sinal de que estava na minha hora de dormir. E o meu quarto, definitivamente, não é arborizado, portanto, não sei o que ele veio buscar aqui. Na realidade, eles, porque já me aconteceu duas vezes. Ou ele? Vai ver era o mesmo repetindo o passeio!

Como conviver com tamanho incômodo? Se eles estão aqui por causa das árvores, será que essas podem ser substituídas por outras que atraiam só os pássaros cantores? Se os morcegos são originariamente parte do ecossistema aqui do bairro e adjacências, eu não sei. Só consigo notar que a população dos morcegos cresce ano a ano. Tá, eu não fiquei contando um por um, então, o exército voador pode estar mais numeroso ou simplesmente eles me a-do-ram!

Longe de mim criar polêmica com a cadeia alimentar ou despertar a fúria dos ecologistas! Além do mais, parece que os morcegos em questão só querem as frutinhas das árvores, ou seja, não representam o bicho papão, pra não dizer, tá, eles não vão me comer viva. Nem morta! Baratas também não comem gente e quem não tem pavor? É bem verdade que já acordei no meio da noite com barata voadora batendo na minha testa e não surtei. Então, coitados dos morcegos, peguei eles pra patos?

Ainda não estou com raiva, só apavorada mesmo. Eu sei que eles não me atacaram, as asas na cara e as invasões ao meu quarto foram sem querer, to sabendo. Eu que sou uma criatura super urbana meio desequilibrada e resolvi dar piti em pleno Dia da árvore. 

Um elefante incomoda muita gente, muitos morcegos me incomodam muito mais, problema é meu! Os morcegos apavoram, a gente não os atormenta, eles ficam no comando. Mas se a gente mexer com eles, aí sim, eles mordem, mas por pura defesa. Daí sim, a gente invade o espaço do serviço público de Saúde para buscar tratamento anti-rábico humano por ter circulado em vias públicas no horário que é dos morcegos. E o equilíbrio natural de tudo agradece. Viva o Dia da árvore!

As fotos são de onde eu moro. Eu sei, o verde é lindo! Precisam ver como fica animado à noite. Se quiserem fotos de baratas, eu tiro. Mas dos morcegos, não mesmo!




4 comentários:

manoe disse...

Sem contar a sujeira que fazem nas paredes das casas. Eu aqui convivo com o mesmo problema ou melhor, convivia porque a prefeitura cortou a arvore preferida deles e espero que esse ano não aparecam mais.

Cecilia sfalsin disse...

Ei Lu,
Este detalhe eu havia esquecido em relação ao dia da árvore, a festinha que estes pequenos impertinentes fazem, me desculpe se forem seus amigos,(risos), tenho pavor até de vê los,e medo também, mesmo sabendo que só atacam em legítima defesa...Então que viva apenas o dia da Árvore...(risos)..

BEIJOS

Tiozão das Batidas disse...

Gatos,eles são predadores naturais não só dos ratos mais também também dos morcegos. Que tal adotar um ?

Beijin beijin e miau

Lu Vaz disse...

Tiozão: Esse seu miau no final foi sugestão pra eu te adotar? kkkkkkkkk...

Manoel e Cecília: Fico feliz por terem se identificado com esse problema. Pq se for o caso de eu levar umas voadoras dos ecologistas, eu divido com vcs. rsrsrsrs...

Beijos, queridos! E obrigadíssima pelos comentários.

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos