Só se devo, eu não nego

on quarta-feira, 8 de junho de 2011


Estou recebendo telefonemas insistentes com uma gravação chata exigindo que eu ligue para uma empresa de cobrança. E se eu não ouço a gravação até o fim, o telefone toca novamente e repete tudo de novo. Mas eu liguei, não me livrei até hoje das gravações repetitivas e me cobraram uma suposta dívida com uma empresa de telefonia celular. 

Perguntei quando teria sido feita a dívida e não souberam me informar ao certo. Perguntei qual teria sido a prestação de serviço a que se refere a tal dívida e não souberam me informar. 

Perguntei tudo que vocês possam imaginar e não souberam me informar nada. Os atendentes se limitaram a repetir que sou inadimplente e o valor. Alguns foram até grosseiros. 

Somente um dos atendentes sugeriu que eu ligasse para a operadora de celular e passou o número. Liguei, porém, fui atendida por uma gravação e, em resumo, só conseguiria ser atendida se fosse cliente, pois, antes do atendimento, a exigência é teclar determinadas informações que não tenho. Dessa forma, a gravação não me transfere para um funcionário. Tentei aplicar um golpe e chegar a um ser humano como quem deseja ser cliente

Mas se não quero comprar nada, eles não sabem de nada e quando insisto... alguém adivinha? Isso mesmo, a ligação cai. Tentei mandar um e-mail, mas, o limite de caracteres impediu o envio da dúvida completa. 

Mandei do jeito que pude e recebi uma resposta... resposta automática dizendo que qualquer dia a resposta chega.

É a típica situação "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come". Parece que a idéia da empresa de cobrança é me vencer pelo cansaço até eu comprar a minha paz, ou seja, pagar por uma dívida que não faço idéia da existência. 
 
A minha dúvida é bem simples: Como posso ter uma dívida se o meu celular era pré-pago?

Lembro vagamente de ter sido cliente da tal operadora - há anos - e ter dificuldades para fazer recarga de créditos em outra cidade. Mas a lembrança é vaga, se não me engano, foi por esse motivo que troquei de celular. Talvez eu seja caloteira e não lembre, sei lá. Mesmo assim, eu jamais recebi uma cobrança dessa operadora e agora, anos depois, passei a receber essas ligações desagradáveis. 

Acabei de assistir ao Jornal Hoje, da Rede Globo, e acho que tenho a resposta para tal cobrança. Segundo a reportagem, algumas empresas estão fazendo cobranças indevidas.  E a recomendação é procurar um órgão de defesa do consumidor para esclarecer se a dívida existe e se está de acordo com a legislação. Quem está com esse problema e não assistiu ao telejornal, pode aguardar a atualização da página do Jornal Hoje. Possivelmente, eles irão publicar um vídeo ou texto com a matéria. 

Se este post é repetitivo não é mera coincidência. O desrespeito ao consumidor parece estar tão gravado que todos nós estamos cansados de conhecer histórias assim. E mesmo que a gente não tenha consumido o que se cobra precisa passar por essa consumição ilimitada.

5 comentários:

Mary Miranda disse...

Lu, minha amiga!

Celular pré-pago não tem taxas a serem cobradas mais tarde pois, para isso, já se chama pré-pago,isto é, o pagamento é adiantado(como um cartão de débito).
Então a minha dica é você se defender pela legalidade, porque órgãos 'espertalhões' querendo nos depenar, são o que não faltam por aí, infelizmente...
É bom, sim, esses posts de alerta ao consumidor, para não cairmos na 'rede' ardilosa dos 'maiorais'!

Obrigada por compartilhar, querida!

Beijos,
Mary:)

Jackie Freitas disse...

Oi Lú, minha lindona!
Eu lido com esse tipo de situação de uma forma bem simples: peço para colocarem o meu nome no SPC que depois me entendo com eles! hahahaha... Digo ainda: "uma a mais ou a menos, não me importa!"... Normalmente o cobrador fica desconcertado... Caso liguem novamente, sou taxativa e digo que se não tirarem o meu nome do mailing, vou denunciar! Olha, as últimas que recebi, nesses moldes, pararam!
Infelizmente algumas empresas acham que não temos mais o que fazer do que ficar atendendo essas ligações. E o pior é que quando sabemos que não devemos, ficamos assustadas e queremos investigar! Porém, como percebi que isso não resolve, mando o meu recado!
Vá ao PROCON! Eles são super eficientes (pelo menos eu tive sempre meus casos resolvidos com eles) e orientam bem!
Grande beijo,
Jackie

Tiozão das Batidas disse...

Tá cheirando à golpe.; tipo o "Golpe do Boleto"...quem já teve uma empresa legalmente aberta sabe o que é.

Tiozão das Batidas disse...

Tô meio ruim dos "zóios" ou é você de topless no cabeçalho do blog ?!

Tiozão das Batidas disse...

Luciana, esse site pode te ser útil : http://www.quemliga.com.br/

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