Velhinha devassa, geladeira na loura e vá entender

on quarta-feira, 10 de março de 2010

Quando o assunto é consumo e cartão de crédito, logo se pensa em mulher. Isso é Sexismo? Na Semana Internacional da Mulher há uma reflexão que cabe como uma luva.

No ano passado, a Havaianas optou por tirar do ar um divertidíssimo comercial com uma vovó descolada que mencionava a palavra sexo num papo moderninho. A Havaianas explicou que recebeu reclamações sobre o conteúdo do filme e partiu para uma alternativa mais democrática. Quem quisesse assistir que recorresse ao ciberespaço. 

Acho justo a Havaianas entrar num acordo com a sua clientela, porém, não vejo nada de democrático nisso. Primeiro porque eu duvido que as ditas reclamações recebidas pela Havaianas representem soberania. E também porque  somos 190 milhões de brasileiros, porém, 66 milhões com acesso à web e apenas  28,5  milhões com internet em casa. Quantos desses usam ou usariam Havaianas eu não faço a menor idéia. 

Recentemente, o Conar suspendeu um comercial da cerveja Devassa. O motivo: Campanha sexista e desrespeitosa para a mulher. Uau! E os outros comerciais de cerveja não foram vetados por quê? Por acaso, a Devassa deu a entender que se o macho bebesse a cerveja comeria a Paris Hilton? Uma mulher gostosa não pode se expressar rebolando e gostar de beber uma cerveja com a mesma naturalidade que coloca a mesa do café-da-manhã num comercial de margarina? Sexista e desrespeitoso é uma mulher sublime não poder falar de sexo com a neta adulta num comercial de chinelos.

1 comentários:

Guilherme Palhares disse...

Eu achei essa decisão da Conar bem descabida e injustificada.

Não é de hoje que cerveja é chamada de "loira", no feminino. Também não é de hoje que a Devassa, marca carioca de cerveja, tem esse nome. Nada melhor do que usar uma figura tão polêmica como a Paris Hilton para promover uma cerveja assim.

Além do mais, a campanha se deu no carnaval, época onde a TV mostra mulheres vestidas apenas com purpurina e salto alto. Será que a Paris Hilton num vestido preto denigre tanto assim a imagem da mulher? Acho que não. Enquanto isso, na propaganda da Antartica, sugeriam a uma mulher que usasse um anél de latinha como fantasia...

Ah, e sobre o comercial da Havaianas, independente de ser uma velhinha falando, achei bem vulgar. Acho que conotações sexuais em comerciais devem ser mais sutís, criativas, e não tão explícitas e diretas como foi apresentado.

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos