Não é de hoje que os sonhos de consumo tranformam cartões postais em pesadelos

on domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hoje o Fantástico exibiu uma matéria sobre consumo responsável. Em parceria com o Instituto Akatu, testou o grau de consciência dos brasileiros e constatou que os nossos cidadãos aceitam empreendimentos em cartões postais. 

De norte a sul do país, surgiu gente encantada com a ousadia do projeto e a possibilidade de sofisticar e privatizar espaços públicos. Houve quem dissesse que os discordantes só se posicionam contra esse tipo de iniciativa porque não têm dinheiro para bancar tamanho sonho. Poucas pessoas se manifestaram contra  tamanho pesadelo. 

Sorte a nossa ser tudo fictício, tudo produzido apenas para elaborar o teste? Com ou sem luxo, não é de hoje que algumas pessoas resolvem levantar suas residências em cartões postais e, de fato, algumas moram literalmente dentro dos patrimônios públicos. Fatalmente, não há nada de irreal nisso.

Não à toa, Santos é considerada uma cidade de vanguarda. Para se ter uma idéia, o povo santista conseguiu abolir a escravidão dois anos antes da Lei Àurea, independente do que acontecia no restante do país. Como “devota” do poeta do mar Vicente de Carvalho, não posso deixar de contar uma outra história muito apropriada para ilustrar o assunto desse post. 

Em 1922, um grupo aproveitou uma pendência de terras da Marinha para tomar posse da praia, excedendo todos os limites do que se conhece como especulação imobiliária. Câmara, prefeitura, imprensa, instituições, sociedade, o município todo se mobilizou para evitar esse absurdo. Vicente de Carvalho enviou uma carta ao presidente Epitácio Pessoa e isso garantiu um decreto doando a propriedade “sem dono” ao povo. Não é exagero dizer que graças ao poeta a praia é nossa.

É fato que há alguns poucos prédios antigos erguidos em plena faixa de areia da praia do José Menino (foto). Mas é fato também que em 2001 o jardim da praia de Santos entrou para o Guiness Book como o maior do mundo em extensão

Atualmente, Santos é considerada uma das melhores cidades do país para se viver. Existe mesmo um certo equilíbrio. A boa oferta de serviços, os recursos em geral são comparáveis aos de cidade grande. Já a tranqüilidade é mais compatível com cidades menores. As ruas são arborizadas, a coleta seletiva é levada a sério, há boas opções culturais. Enfim, não é o paraíso, mas tem atributos que contribuem para a qualidade de vida da população.

Como gente é gente e dinheiro é dinheiro em qualquer lugar, eu não arriscaria dizer que, diferente do restante do país, a maioria do povo santista de hoje discordaria dos empreendimentos em cartões postais do teste televisivo. O que posso afirmar é que ao menos uma minoria combate a ganância, aliás, ganância não é sinônimo de progresso, que fique claro isso.

Recentemente, a Construtora Tenda iniciou um desmatamento para construir um condomínio de 4 torres com 14 andares cada a 300 metros de um dos nossos cartões postais: A Lagoa da Saudade.  Pasmem, o canteiro de obras está a 150 metros da lagoa, ou seja, totalmente inserido em nosso paraíso turístico ambiental. Disfarçado de obra de interesse social  voltado para o público de menor poder aquisitivo, o projeto do "Residencial  Engenho de Nova Cintra" tem  piscina, spa,  quadras de esportes, playground, espaço gourmet, sabe-se lá mais o que. 

Obviamente, todos têm direito à uma moradia bonita, digna e confortável. Mas quem em sã consciência pode desejar ser feliz derrubando flora e desalojando fauna para morar dentro da única reserva de Mata Atlântica nativa existente na Ilha de São Vicente, precisamente dentro de um patrimônio ecológico e turístico?  Convenhamos, não é o cúmulo do egoísmo? 

Santos é uma cidade abafada, sufocada por um paredão de arranha-céus que bloqueiam a ventilação natural. Diga-se de passagem, os prédios são literalmente tortos atrativos turísticos. Perdendo a mata da Nova Cintra, o que nos resta de frescor?

Infelizmente, a Construtora Tenda encontrou entre os santistas compradores para  várias unidades de seu empreendimento. Por outro lado, não contava com um obstáculo: O SOS Lagoa, movimento de gente consciente e organizada que além de fazer barulho está conseguindo gradativamente derrubar os prédios que sequer foram erguidos. Nos classificados, é fácil encontrar  ofertas de venda desses apartamentos a preço de banana, ou seja, os proprietários dos contratos tentando repassar os abacaxis.

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos