Espire a ansiedade, expire o transtorno de pânico

on quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quem tem síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade sabe o quanto é difícil respirar bem durante uma crise. A respiração ansiosa é curta e se concentra no peito. Fica muito difícil encher os pulmões de ar. Dessa forma, o cérebro entende que há perigo iminente e a crise se desencadeia com taquicardia, suores, mal estar em geral. Parece que a gente vai morrer. O que alguns "paniquentos" não sabem é que através de exercícios respiratórios podemos combater esse tipo de problema.                                                                     


Recentemente, eu comecei um tratamento diferente do que estava acostumada. Em apenas duas consultas, eu já percebi os resultados e algum alívio nas crises. A psicóloga trabalha com um software importado. Através de um sensor conectado em meu dedo, ela detecta em gráficos a variação da minha respiração e vai me orientando.

O exercício de respiração diafragmática (abdominal) é extremamente simples e pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta respirar pelo nariz enchendo a barriga com o ar. E soltar o ar pela boca esvaziando a barriga. Mas é importante notar o seguinte: A boca e os maxilares precisam ficar relaxados. Nada de fazer caras e bocas ou biquinho. E o tanto que você inspira é expelido em dobro.

Vou explicar melhor essa última parte do inspira e expira: Vamos supor que para puxar o ar você conte mentalmente até 4. Quando soltar o ar, você irá contar mais ou menos até 8. E a barriga faz o movimento junto. Mais ou menos assim:

Inspirando pelo nariz e enchendo a barriga... 1, 2, 3, 4.
Expirando pela boca e esvaziando a barriga... 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Fazer esse exercício algumas vezes por dia alivia o estresse e a ansiedade. É uma forma de quebrar o padrão respiratório ansioso e diminuir a possibilidade de crises de pânico. Além disso, a prática  diária dessa respiração ajuda a eliminar toxinas do organismo. Para quem sofre de transtorno de ansiedade, o ideal é buscar a ajuda de uma psicóloga e fazer terapia cognitivo comportamental, que inclui técnicas respiratórias.

12 comentários:

Dando Pitacos disse...

Bela postagem, Luciana!

Um abração...

Iúri disse...

Olá Lu,

Que bom que um novo tratamento tem trazido resultados positivos para você. E parabéns por compartilhar o método e seus resultados no blog, sem dúvida essas informações serão de grande valia para todos que lerem o post.

Um abraço!

Unknown disse...

Luciana
Ainda bem que não tenho este problema, deve ser difícil controlar.
Excelente post,
Bjs,
Vitor.

ivandro disse...

Viver é afinar os instrumentos de dentro para fora de fora para dentro tudo é uma questão de manter a mente quieta a espinha ereta e o coração tranqüilo.

Jackie Freitas disse...

Olá Lú querida!
Nunca passei por isso, minha amiga, mas conheço pessoas que já passaram e me relataram a importância do controle respiratório. No final das contas, independente desse tipo de crise, acho que é sempre muito bom podermos respirar fundo e contarmos até 100 se for necessário!
Grande beijo, lindona!
Jackie

Emilia Vaz disse...

OLÁ,e prazer Lú.
Legal seu Blog,vou experimentar esse exercício respiratório,pq confesso que tenho crises de ansiedade seguido, ultima-mente,e já sofri de sindrome do pânico há alguns anos atrás.E a regi
ao que mais sofre no nosso corpo com essa doença é o abdômen.
Estou no seu rastro.Um ótimo fds e um beijao

Rosangela Ataide disse...

Eu tenho pânico tbm, mas desde o carnaval que não tenho crise, ou seja, no meu caso já há algum controle nas crises e esse controle obtive através de exercícios respiratórios. É incrível o quanto a respiração controla a ansiedade, outra coisa que me ajudou foi para de fumar.
Adorei a postagem toda ajuda nesse caso é bem vinda...
Grande abraço!

Lu Vaz disse...

Olá, Emiliana! O prazer é meu e agradeço a visita. Se eu aprender mais algum exercício ou algo que possa ajudar, eu compartilho aqui no blog. Ainda estou no início desse tratamento. Beijão e boa sorte!

Olá, Rosangela! Parar de fumar é algo que ainda não consegui fazer. Vc me deixa feliz duas vezes: Não ter crises desde o carnaval e ter parado de fumar. Fico muito feliz por vc, de coração. Beijão e felicidades pra vc!

Anônimo disse...

Eu tive sindrome do pânico e tomava fluoxetina.

Consegui superar o problema da seguinte forma;

1. Estudando sobre inteligência emocional, para identificar a origem do problema;

2. Tomando Caralluma por 15 dias em substituição ao comprimido de fluoxetina (efeito placebo e também porque preciso emagrecer)

3. Praticando exercícios todos os dias, duas vezes ao dia, quando possível.
Basicamente corrida e bicleta ergométrica.

Estou super feliz com o resultado. Eu tomava o remédio há 2 anos.

Estou ótima e liberta desse mal!

beijos,

Ká.

Eric Felipe Moreira disse...

Isso cura além do físico... Cura a alma.

Anônimo disse...

Lu:

Essa da respiração é importantissima.
Fiz yoga por um tempo e la é ensina a importancia da respiração, que controla sim a ansiedade
Respirar corretamente ajuda muito mesmo

Bjs

Alessandra Zanchetta

Anônimo disse...

Olá, estou sofrendo com essa sindrome do panico e quero ajuda, estou pesquisando de tudo na internet e quero mais ajuda. Todos os dias me sinto tonta, dor no peito, e nos ultimos dias dor na cabeça... aff pense que horror.. mas quero ter forças para vencer isso. Me ajudem.

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos