Dedo de luz

on sábado, 24 de abril de 2010


Eu conhecia tâmaras só de vista. Vamos dizer que fomos apresentadas e eu nunca dei bola pra ela. Eu a via em vários lugares, inclusive na minha mesa, e jamais tive vontade ou curiosidade de experimentar. E olha que sou curiosa!                              

Ontem, no cantinho de um mercado, dei de cara com essas frutinhas. Eu comprei e não saberia explicar o motivo. Minha mãe ficou surpresa, pois, as tâmaras que apareceram na minha casa ao longo dos anos foram compradas por ela e nunca alguém se interessou. 

Ainda tive que ouvir: "Você fica comprando coisas que nem gosta e depois deixa estragando ou eu tenho que comer tudo sozinha"!

Gente, como não gosto sem saber que gosto tem? A razão de não ter sabido antes? Também não sei! Mais tarde jantei e, na hora da sobremesa, eu ainda hesitei. Dizem que a gente come primeiro com os olhos, mas eu não me sentia atraída.

Depois da primeira, eu desembestei a comer todas. Hummm, que delícia! Eu e mamãe quase apelamos no par ou ímpar pra ver quem ficava com a última. Mas ela abre mão de tudo pelos filhinhos. Mesmo que a gente queira debater, passar a vez e ser feliz dando um gosto à uma mãe, a última palavra é sempre dela e o seu desejo de satisfazer os filhos é sempre maior.

Lá pelas 21 horas, eu já estava caindo de sono. Lá pelas 22, eu devo ter apagado. Nem ouvi mamãe dizer: "Durma com Deus, minha filha"!

Agora há pouco, eu resolvi ler sobre as tâmaras. Descobri que, em árabe, o nome significa dedo de luz. Entre os inúmeros benefícios para a saúde, estimula a produção de melatonina e concilia o sono. 

Portanto, dedo no interruptor, apague a luz e boa noite!


17 comentários:

Mariana Mauro disse...

Fiquei com vontade de provar... Haha!
Beijos!

Anônimo disse...

Miiiiiiniiiiiiiinaaaaaaaa, eu fiquei viciada em tâmaras. Hj não achei pra comprar e to aqui sem sono. Acho que já criei dependência. kkkkkkkkk... Beijos.

Jackie Freitas disse...

Olá! Que mensagem gostosa! Em todos os sentidos! Meu marido ama tâmara...eu nem tanto. Muito bom saber o significado do nome e as suas propriedades.
Obrigada pela dica!
Grande beijo e durma com Deus!

LISON disse...

QUE POST FANTÁSTICO!
AMIGA LUCIANA
Que descoberta fascinante você fez!
Confesso que eu não sabia sobre esse recurso que a Tâmara tem!
Parabéns por mais ume excelente post!
Abraços,
LISON.

Leila Franca disse...

Oi Luciana,

Gosto de tâmaras, mas nunca me utilizei de nenhum artifício pra poder dormir... Meus horários de dormir são todos malucos, dependem do trabalho que tenho que terminar e dos meus prazos. Quando tenho que entregar um trabalho, como essa semana, por exemplo, durmo 3, 4 horas só por noite, mas depois que entrego aí durmo umas 10 horas direto. Não tenho nenhum problema em dormir. Não sou do tipo que dorme pelos cantos nem tenho insônia, mas quando decido ir dormir eu me deito e durmo. Então não preciso de nada pra me dar sono. Mas tenho lá minhas "técnicas" inventadas por mim mesma. Por exemplo, se passo o dia curvada, na hora de dormir, me deito de costas, para esticar as costas. Se escrever muito à mão num dia, durmo de um jeito que as palmas das mãos fiquem para cima. Sempre numa posição ao contrário daquela que forcei durante o dia, pra equilibrar. Também costumo imaginar, quando vou dormir, que estou indo fazer uma viagem à minha outra existência. Quando me deito pra dormir, me coloco como se eu estivesse mesmo prestes a partir para algum lugar.

bjs

Marivan disse...

HUMMMMMM que delicia, um dia comi na casa da minha tia Tamaras cristalizada, nunca mais esqueci daquele sabor incomparavel, valeu pelo post e obrigado pela indicação,
Bom dia rainha do sorriso DIHttiano
abraço forte,
MARIVAN

* ƬHคƬคℓyScคℓ * * Scaldelai * disse...

Vc sabe que nunca comi tamaras?
Um dia ainda comerei...

Dieguito disse...

Oi, a Tâmara tambem conhecida como "Alívio da dor"
O grande valor das tâmaras também é indicado em uma bela e famosa passagem do Alcorão, no capítulo chamado Maria, versículos 25-6:
“E move em tua direção o tronco da tamareira e ela fará cair sobre ti tâmaras maduras e frescas. Então come e bebe e seja confortada.”
Essa foi a prescrição de Deus, o Criador, para a abençoada Virgem Maria no momento do nascimento de Jesus, o abençoado Profeta de Deus. Foi uma prescrição para fazer com que o parto fosse fácil e confortável.

Anônimo disse...

Luciana,

Pois é, as tâmaras estão para um bom soninho assim como as ameixas secas para uma boa limpeza intestinal! rs

Mas sabes, eu durmo até ao lado de uma linha férrea com comboios a passar de 10 em 10 minutos. Embora não durma muitas horas por dia, quando decido dormir, pode ser até em pé! rs

Beijinhos
Luísa

Maria Marçal disse...

Olha! que alegria me ver citada na elaboração dessa matéria!
Amiga, muito obrigada.
Hoje vou comprar tâmaras no mercado público.
Vou fazer o teste. rsrs

Guria, eu, talvez por ser muito ativa e usar demais a mente...ler como uma louca, tenho certa dificuldade para dormir.

Aqui no dihitt temos uma turminha da madrugada que interage e não sei se porque sem sono ou por falta de um melhor horário.

Mas o que importa é que estamos vivendo e aprendendo.

beijos, amigona
amei

Maria Marçal - Porto Alegre - RS

Terezinha Bolico disse...

Gosto de tâmaras...a primeira vez que comí eu ganhei de uma amiga um dia antes dela morrer num acidente. Tâmaras ficaram associadas a presente de anjo, eu adoro!.
abração

Joselito disse...

Ops! Um sonífero natural ...

Joel Neto disse...

So de ler ja gostei de tâmara, vou provar na hora que ver uma. E gostei mais ainda do blog. Quer colaborar com o meu, postando e criando links para o teu? É que desejo arejar o meu.
Abçs

Joel Neto disse...

Cheguei pelo diHITT

Carla Castro Maia disse...

Lú, minha mãe tá no Brasil, aqui em casa. Li teu artigo e fui correndo dar as boas novas sobre as Tâmaras. Nós 2 sofremos do mal. Somos capazes de ler 1 livro inteiro numa noite, ou então ficamos de papo no computador. Ela com meu irmão q mora no Japão e eu com meu filho q faz facul no Canadá (6 horas de diferença no verão daqui e 4 no inverno). Ou então fico plantando feijões em Farmville. Nunca pensei q a gente podia se divertir plantando feijão, abacaxi, batata. Já experimentou? A Sissi gosta q eu vi. Acho até q ela tem umas plantações lá pros meus lados. KKKKK
Mas esse negócio de n dormir é dramático. Na hora de dirigir a coisa fica preta. Sabe a faixa branca? É hipnótica. N dá pra ficar olhando pra ela não e a garrafa de água tem q andar junto. Piscou o olho no volante, joga logo água na cara. Sentiu? Beijo.

Anônimo disse...

Curiosamente, eu comi várias tâmaras há mais ou menos uma hora e estou que não me aguento de sono. Sinto que vou ter uma deliciosa noite bem dormida, Carla, minha querida! Eu já li 1 livro inteiro por noite várias vezes. Já passei noites inteiras ouvindo música, muitas, muitas músicas e muitas noites. Se eu não comer tâmaras amanhã, dou uma passadinha lá na Farmville pra ver as plantações de vcs. Amiga: Diga pra sua mãe que se não é a tâmara, eu não tenho outra explicação pra esse fenômeno bocejante que está ocorrendo comigo. E não são nem 10 da noite ainda! Xau, querida! Vou escovar os dentinhos, rezar pro Papai do Céu e dormir. Beijos. Fui.

Principe Encantado disse...

Amiga adorei a mensagem.
Abraços forte

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos