A gente paga por saúde e morre à míngua? A gente paga por lazer e adoece tentando se divertir?

on sábado, 6 de março de 2010

Ainda tento compreender o que aconteceu com o menino Pedro. Com o plano de saúde pago em dia, morreu sem atendimento. Não se sabe o que provocou a  infecção generalizada, tampouco se ele teria alguma chance. O único fato é que a vida da criança foi negligenciada por um pediatra que deve pensar ser uma espécie de super homem. Sim, pois, ele deve acreditar ser capaz de estar em dois lugares ao mesmo tempo, já que no horário do plantão atendia em seu consultório particular. Só apareceu seis horas após o chamado de emergência.

Como se não bastasse isso, enquanto as ambulâncias do plano de saúde estavam na garagem, foi o SAMU que se encarregou prontamente de transferir a criança para  morrer em outro hospital. No meu entender, deixou de ser um depoimento sobre direitos do consumidor e passou a ser caso de polícia. Nesse país a gente espera, espera, espera, sempre espera que haja justiça.
......................................................................

Enquanto tento assimilar tal absurdo, penso se Thiago Costa e esposa estão bem. O comentário deles com a expectativa de fazer um cruzeiro marítimo seguro ficou registrado aqui no blog. Mas receio não terem feito boa viagem. Outro surto de gastroenterite marcou as férias dos passageiros do Vision of the Seas e, tudo indica, o casal embarcou nesse pesadelo.

No site da Royal Caribbean não há uma nota, uma preocupação em  tentar explicar a repetição desse surto dentro do mesmo navio e na mesma temporada. Em um cruzeiro, os serviços médicos são cobrados à parte e os passageiros têm a opção de pagar antecipadamente por um seguro saúde. Alguns passageiros afirmam não terem recebido atendimento médico. A empresa nega e diz que quando configurou-se o surto tomou as devidas providências atendendo todo mundo "de graça". Alguns passageiros testemunharam terem recebido soro e energético. Outros  reclamaram que não havia água potável. 

Essa viagem foi cobrada integralmente e o espírito da Royal Caribbean é o de que imprevistos acontecem. Eu acredito que mantenham essa posição mesmo que o laudo comprove intoxicação por alimentos ou água, o que seria responsabilidade da empresa, não é mesmo? A companhia declarou à imprensa que vai oferecer 25% de desconto em outra viagem. Fica parecendo que o único inconveniente foi  o cancelamento da escala em Búzios e que só isso demanda ressarcimento.

A armadora norte-americana é rigorosa quando o assunto é exigir que suas regras sejam cumpridas. Eu não conheço o perfil do consumidor e as leis dos EUA. Aqui no Brasil a gente espera, espera, espera, mas espera que as vítimas recebam uma indenização. Um pequeno desconto em outra viagem da companhia é no mínimo uma afronta. Eu não hesitaria em procurar os meus direitos de consumidor na Justiça.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Felipe e o meu Cruzeiro está agendado para 29/03/2010, no Vision Of The Seas. Você tem alguma notícia sobre o resultado dos exames relativos à gastroenterite que acometeu os hóspedes e tripulação na semana passada? Ou tem alguma notícia se o Cruzeiro que deveria partir de Santos em 05/03 está sendo realizado normalmente?
Agradeço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lu Vaz disse...

Olá, Felipe! Agradeço a sua visita aqui no blog. O que eu soube é que a Anvisa coletou amostras de água e alimentos. Acho que o laudo com a causa do surto ainda não saiu. Fizeram uma higienização em navio e tripulantes. E foi liberado para o embarque de 05/03. Deve estar tudo normal. Se não estivesse, a imprensa já teria informado. Eu te desejo uma boa viagem. Beijos e felicidades.

09/03/2010 - C/C: http://registremos.blogspot.com/2010/01/vision-of-seas-manual-para-os-pobres.html

Anônimo disse...

Sou o Felipe, novamente. Segue abaixo o comunicado da Royal Caribbean, que recebi por e-mail da Agência de Turismo, onde fechei o Cruzeiro:

Com referência ao cruzeiro a bordo do navio Vision of the Seas realizado entre os dias 01 a 05 de Março de 2010 e às alterações no cruzeiro programado para saída em 12 de Março de 2010.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma nota oficial indicando que o fator causador da gastroenterite em 272 hóspedes e 38 tripulantes durante o cruzeiro do dia 01 de março, foi norovírus.

O Vision of the Seas foi liberado pelas autoridades sanitárias e prosseguiu viagem no dia 05 de Março, sendo acompanhado nos portos de escala para controle.

Esse tipo de microrganismo pode ser transmitido pelo contato com pessoas e superfícies contaminadas, alimentos ou água.

De acordo com especialistas em saúde, cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são contaminadas pelo norovírus por ano. Somente o vírus da gripe afeta mais pessoas.

Durante o cruzeiro atualmente em curso iniciado em 05 de março foram detectados 47 casos, somente em hóspedes. A tripulação do navio implementou procedimentos avançados de sanitização em todas as áreas a bordo, assim como, medidas pró-ativas foram tomadas por todos os hóspedes e tripulantes.

Como precaução extrema as autoridades da ANVISA indicaram uma total sanitização do navio na próxima sexta feira 12 de Março durante a escala em Santos. O procedimento terá duração estimada de 24 horas e deverá ser realizado sem a presença de nenhum hóspede a bordo.

Por essa razão o novo cruzeiro do navio Vision of the Seas previsto para o dia 12 de Março terá as seguintes alterações:

• Data de início prevista do cruzeiro será sábado 13 de Março.
• Condicionado a liberação da Anvisa, o check in terá início as 14h e será encerrado 17h.
• Os hóspedes que optarem por cancelar seu cruzeiro receberão uma carta de crédito para a realização de um cruzeiro futuro, com a validade de 12 (doze) meses, em qualquer navio da frota Royal Caribbean International.
• Os hóspedes que prosseguirem no novo roteiro receberão um crédito a bordo no valor proporcional de um dia de cruzeiro não realizado.

Novo Roteiro*

13/Mar - Santos - saída 18h
14/Mar - Ilhabela - 09h às 18h
15/Mar - Santos - chegada 07h

*roteiro condicionado a liberação da Anvisa.


Atenciosamente


Royal Caribbean International

Anônimo disse...

Oi, Felipe! Eu não tenho como entrar em contato com vc pq não tenho o seu email. Eu fiz um post especialmente pra vc e todos que ainda têm viagens marcadas para os próximos dias. Link: http://registremos.blogspot.com/2010/03/referencias-gente-paga-por-saude-e.html

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos