Opinião, clipping e enquete: Maconha poderia ser legal?

on sábado, 9 de outubro de 2010

  • "Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário". (Bill Gates)
  • "Me chamam de idiota porque fumo maconha mas chamam de gênio quem inventou a bomba atômica". (Bob Marley)
  •  "Um dia a maconha será inevitavelmente legalizada. Todos os estudantes de Direito a fumam".  (Lenny Bruce)
  • "Em Pernambuco tem plantação de maconha com financiamento da SUDENE".  (Ciro Gomes)                                                                
  •  "A grande frustração do deputado Gabeira está no fato de nunca ter conseguido a liberação da maconha, nosso velho baseado, enquanto cineastas norte-americanos usam e abusam do baseado... em fatos reais".  (Demétrio Sena - Magé-RJ)
  •  "De todos os tipos de transformações de estado de consciência que experimentei, a maconha foi o mais interessante. Ela atua de uma forma muito gratificante no sistema auditivo".  (Gilberto Gil)
  •  "Maria Joana - o amor vem como nuvem de fumaça". (Erasmo Carlos)
  •  "A maconha não transforma ninguém em artista nem em estuprador". (Lobão)
  • "Não sou consumidor de maconha porque sofro de depressão, mas pior do que ela é o cigarro, que me causou um infarto". (Chico Anísio)
  •  "Acho ridículo classificar a maconha como crime, até porque as pessoas não ficam agressivas". (Marisa Monte)
  •  "O tabaco faz mal, o álcool faz mal, a maconha faz mal... mas eu não estou fazendo mal a ninguém a não ser a mim mesmo." (Cazuza)
  •  "Quem toma um uísque com os amigos não tem moral pra proibir um baseado." (Rita Lee)
  •  "O alcoolismo é um problema gravíssimo, mas o Ronaldinho vende cerveja na tevê." (Marcelo D2 - Vocalista do Planet Hemp)
  •  "Se nós pensarmos o porquê a maconha existe, iremos chegar a seguinte conclusão: foi Deus que quis". (Raul Seixas)
  • "Nunca tive problemas com drogas. Só com a polícia..." (Keith Richards – guitarrista do Rolling Stones)
  •  "O homem quando bebe álcool, afia uma faca e mata. Mas quando fuma erva ele afia uma faca e diz: Deixa, a vida mostrará a ele" (Bob Marley)
Eu não posso garantir que essas frases foram pronunciadas pelos autores citados. São pensamentos garimpados no ciberespaço. A blogueira aqui tem uma opinião bastante pessoal sobre drogas e vale reforçar: Bastante pessoal mesmo. Esse não é o tratado da cannabis. Trata-se apenas de opinião baseada em vã filosofia.

Eu já fui vítima do legalizado álcool e posso garantir que não é legal ser filha de alcoólatra. Mas eu bebo socialmente. Eu já fui atacada por um viciado em crack.  Eu já tive problemas graves com amigos reféns da cocaína. Inclusive, já fui lesada financeiramente por um amigo viciado. Eu já tive pessoa muito próxima entrando para o crime e indo para a cadeia porque precisou sustentar o vício da cocaína. Eu assisto diariamente ao vivo e sem cores a autodestruição de uma amiga, viciada em cocaína e crack, uma jovem mãe de duas belas garotas. 

Até onde eu sei, a maconha não é necessariamente uma escalada para outras drogas. Pergunto: Você já consumiu bebida alcóolica? E outras drogas? Quais são os seus vícios?

Eu poderia contar aqui uma infinidade de histórias tristes envolvendo drogas permitidas e proibidas. Quem não poderia? Mas quantos de nós podem confirmar tragédias originadas  pelo consumo de maconha e não pelo tráfico de entorpecentes? Quantas mortes por overdose  de cannabis?

Eu gostaria de saber se maconha mata mais do que tabaco. Eu fumo. Hã? O que eu fumo? Cof, cof, cof... Sou viciada em nicotina. Sou dependente química de uma droga, mas,  legal. Ufa?

Eu curto outros baratos, mas com total independência, por exemplo, uns chocolates maciços e queijos com bastantes furos. Talvez o meu colesterol me exploda, mas isso é lícito e ninguém vai me julgar ou punir por ser chocólatra. Transgressor de gorduras trans só é transviado se abusar da larica.

Maconha causa dependência. Até ginástica vicia! Já viram quanta gente precisa ir ao psiquiatra para tratar compulsão por comida? E isso não mata?

Eu jamais soube de gente que tenha morrido por causa da maconha.  Ou será que esqueci de alguém? Maconha causa problemas de memória. Mas há quem esqueça que até as inocentes aspirinas podem matar. Sim, aspirina mata 20.000 americanos por ano! E a violência mata mais do que câncer em 15 estados brasileiros!

Eu não sei o que seria de nós se as drogas fossem legalizadas. Mas o que acontece numa sociedade que não consegue conter o crime que se organizou com tanto êxito para traficar drogas ilícitas é público e notório. 

Fala-se genericamente em legalizar drogas. Mas temos drogas consagradas que geram renda,  empregos, turismo com glamourosas rotas etílicas, exportações,  importações, mil viagens e milhares de capitais. E a maconha, por ser ilegal, fica no rol de alta periculosidade. São só dois pesos? Não seria o caso de diversificar as medidas?

A minha opinião sobre a maconha não desenvolver comportamento violento a não ser que seja da índole do usuário se reforça lendo considerações do doutor Elisaldo Carlini, médico psicofarmacologista, em entrevista ao doutor Drauzio Varella, sobre maconha e violência: "aparentemente a relação, se houver, é negativa, isto é, as pessoas não se tornam mais agressivas do que naturalmente são".

Descriminalizar o maconheiro pode causar queda de hipocrisia e ampliar os horizontes de quem jamais experimentou um baseado. Não se trata de fazer de conta que a maconha é uma erva inocente. Mas de liberar quem não é bandido. Falsa moral é a verdadeira cortina de fumaça, ou não é?

Isso tudo para dizer que sou totalmente contra a violência. E totalmente favorável ao livre arbítrio. Maconha poderia ser mais um problema de Saúde. Não deveria ser de Saúde e Segurança Pública. Legalizada ou não, ela continuará existindo e talvez não deva ser encarada como um "bicho de sete cabeças". E também não adianta liberar para ser consumida e não para ser comercializada, pois, a maconha precisa sair das mãos dos criminosos. Ou talvez o álcool deva virar produto de traficante.

Vamos ao "clipping cannabis":




08/10/2010 - Comunidade Segura - California: sondagem aponta 49% de aprovação à legalização. Em 2 de novembro, plebiscito decidirá sobre proposta que pode ter impactos na política de drogas do mundo inteiro.

08/10/2010 - IG Último segundo -  Anúncios de maconha medicinal ajudam jornais nos EUA.

07/10/2010 - Portal da Administração - Cientistas criam biodiesel de maconha.

05/10/2010 - Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Empresa lança refrigerante de maconha



29/09/2010 - Estadão - Cantor pop é detido na China por consumir maconha. Desde 1997 até agora, outros quatro cantores chineses foram detidos por uso de drogas, assim como o diretor de cinema Zhang Yuan.


25/09/2010 - O Globo - Plantio de maconha em casa para o consumo próprio divide especialistas. Plantar em casa para não financiar bandidos pode facilitar o uso exagerado? 

21/09/2010 - Vote Brasil - Jornal do México pede orientação a traficantes em editorial






18/05/2010 - R7 notícias - Médicos brasileiros pedem legalização da maconha para fins medicinais. Especialistas brasileiros e estrangeiros apresentam resultados de estudos com a droga.



Fontes das frases de famosos: 

Links relacionados ao tema:

Esta postagem não é apologia. Aqui é um espaço para reflexão e debate. Socialize a sua opinião sobre o "legalize":

Você acha que a maconha deveria ser legalizada, só descriminalizada ou absolutamente penalizada?

OBS: Comentários anônimos são permitidos, entretanto, dependem de moderação para serem publicados.

10 comentários:

Anônimo disse...

Fumei maconha dos 12 aos 21 anos de idade, parei por que enjoei.
Parei de um dia para o outro.
Nunca senti falta.
Acho que aconteceu comigo assim, não sei como é com outras pessoas, conheço pessoas com mais de 50 anos que fumam até hoje.
Sobre legalizar, sou a favor, pelo simples fato de diminuir a verba que vai p/ o crime organizado.
Teria de ser algo vendido em farmácia, com quantidade controlada.
A verba arrecadada deveria ser distribuída e aplicada em clinicas de tratamento contra drogas (todos os tipos, cocaína,crack, alcool e outras), se for assim ok pode liberar.
Já o consumo deveria haver locais específicos, pois assim como o cigarro, charuto e demais tipos de tabacos tem um odor desagradável e pode incomodar.

Um Beijo Lu.

Ass: Boi

=)

Lu Vaz disse...

Boi, meu queridão! Que saudades de vc! Obrigadíssima pelo seu comentário. Eu concordo com vc. Eu fumo meu cigarrinho careta, mas achei correta a proibição do cigarro em lugares fechados. Tb concordo com vc na venda controlada, se fosse o caso de liberar a maconha, em tirar essa grana do bandido e colocar no tratamento e prevenção. Mas o dinheiro que se arrecada com álcool e tabaco não é revertido para assistência de viciados. Aliás, mesmo clínicas particulares, é difícil encontrar alguma especializada em alcoólatras. Como no final das contas é tudo droga, tudo é tratado da mesma forma e no mesmo lugar. No início desse ano, eu acompanhei uma amiga que procurava internação para o pai alcoólatra. Se ele tivesse sobrevivido, seria internado junto com viciados em crack, inclusive, alguns que não estavam nas clínicas por livre e espontânea vontade, mas por ordem judicial. Beijão da Lu com muitas saudades.

Anônimo disse...

Pois é Lu, a verba arrecadada teria de ser investida 100% no tratamento de todas as outras drogas. Em clínicas separadas e especializadas.
Caso contrário não funciona.
Sobre o cigarro, esse sim é um vício maldito que eu tenho.
Mas gostei da lei, acho justo! Nem mais nem menos apenas uma lei justa!

Saudades de vc tmb anjo!

Principe Encantado disse...

Realmente uma maluquice, legalizar a maconha e excluir os fumantes da sociedade, não estou preparado para entender essa mecânica, enquanto a bebida mata diariamente muito mais que o fumo.
Abraços forte

Anônimo disse...

Aos amigos que mandaram e-mails e uns puxões de orelha no MSN:

Para desfazer qualquer tipo de má impressão. Na resposta que dei para o amigo Fabio Lucio:

(...) Meu pai costumava chamar o meu ex-namorado de maconheiro drogado. Meu ex-namorado jamais cometeu um gesto de violência. Hoje é um homem de bem, um executivo de sucesso. E meu pai, que não se considerava drogado pq nos torturava rigorosamente dentro da legalidade, morreu aos 58 anos de idade (...).

Gente, eu não quis dizer que o meu ex-namorado só é um homem de bem hoje. Não quis causar a impressão de que depois que deixou de ser maconheiro tornou-se um homem de bem. Primeiro pq nem sei se ele deixou de ser maconheiro. Sei que sempre foi uma pessoa super do bem. E sei que a maconha não o impediu de trilhar um caminho profissional de absoluto sucesso, eu diria até invejável. E pq uso tanto a palavra maconheiro? Termo pesado? Gente, "hipócrita" é termo pesado! Maconheiro é quem fuma maconha e o peso está no pré-conceito. Agora não vão achar que chamei vocês de hipócritas, né? Ai, ai, ai, hein? Beijos e obrigada pelos e-mails, abraços e carinhos.

Anônimo disse...

maconhiro é criminoso e corrupto é autoridade. isso sim é mauquice.
Luis Ricardo RJ.

Guilherme Freitas disse...

Acho que no futuro, quando a mentalidade do brasileiro mudar, poderemos legalizar a maconha. Até porque, bebida e tabaco são muito mais destrutivas. Abraços.

Anônimo disse...

Sim acredito q poderia ser legalizada,,estou atrasada nisso aki mas fazer o q só agora q li esse texto tao brilhante,,acho q o país esta esgotado de tanta epocresia,,conheço pessoas trabalhadoras,inteligentes q fumam ...a gora a questao de q seria a porta para as outras drogas crak,cocaina ,,é MENTIRA,,a entrada para essas drogas ,,é a desordem publica,o desemprego ,a falta de escolas boas ,,isso sim é a porta ,,e muitas vzs nao é a saida,,,entao eu digo Libere a maconha

Lu Vaz disse...

Olá anônima! Não está atrasada. O seu comentário é bem-vindo em qualquer tempo. Beijão e obrigada por participar do blog.

Tiozão das Batidas disse...

Finalmente publiquei um pequeno post ( os meus clientes não gostam de ler..muito , hehe ) sobre o refri de maconha. Valeu pela dica.

beijins

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos