“Fogueira sem brasa, circo sem palhaço”, eleição sem graça

on terça-feira, 10 de agosto de 2010

O ator, roteirista e comediante Fábio Porchat começou um movimento através do Twitter mobilizando os humoristas brasileiros para a passeata “Humor sem Censura”. Uma das formas de colaborar é enviar tweets com sugestões de frases bem humoradas para os cartazes que serão usados durante o evento.                                                                      

O que diz a lei 9504/97?
Art. 45. A partir de 1º de julho do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário:

II - usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito;
O que a lei não diz?

Qual o limite da liberdade de expressão? O que é liberdade limitada? O que caracteriza degradação de candidato, partido ou coligação? Quem impede os políticos de zombarem dos eleitores, incluindo os cidadãos profissionais do humor?  

Mais informações:

Fábio Porchat - http://twitter.com/FabioPorchat

Tag que agrupa as informações postadas no Twitter: #HumorSemCensura

Lei eleitoral bane humor da TV - http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2298747/lei-eleitoral-bane-humor-da-tv 

Serviço:

Passeata Humor sem Censura
Data: 22/08/2010
Horário: 15h00
Local: Praia de Copacabana, Rio de Janeiro – RJ  


A sua opinião:  

Fazer piada parece não ser politicamente correto. Você concorda com a censura aos programas de humor? Registre abaixo o seu comentário.

Afinal, qual é a graça?

5 comentários:

Lino Tavares disse...

Na qualidade de comunicador, comentarista esportivo, colunista e produtor de sátira impressa, eu diria que a única justificativa para cercear a criatividade dos que fazem humor, neste país, seria o fato de tratar-se de uma "concorrência desleal" com o perfil político do Brasil de hoje, que, faz muito tempo, virou uma palhaçada, cujos palhaços vestem verde e amarelo, tendo como comediante mor a figura do mais alto magistrado da nação, que, sem dizer o que sabe e sem saber o que diz, pratica uma "verborragia" hilária, capaz de fazer rir até quem só costuma mostrar os dentes no dentista.
Faça humor, não faça guerra. Assim dizia um velho refrão de programa humorístico de TV no tempo em que tínhamos governo série e liberdade de expressão, desde que não fosse usada para vender a nação ao imperialismo vermelho daquela época.
Censurar o quê ? Por acaso esse decreto da criminalização da "palmadinha" não é um piada
sem graça que querem nos fazer envolir.
jornalista Lino Tavares

Tiozão das Batidas disse...

A próxima etapa é censurar a internet e a seguinte promover queimas de livros em praça pública. O que esperar de um governante que notoriamente é amigo e admirador de todos os ditadores do planeta, dos que já estão no caldeirão borbulhante do Coisa Ruim e dos que estão à caminho ? Alguém duvida de que se Hitler fosse vivo, Lula seria amigo dele ?

A censura política sempre nos remete à uma página da história deste país que foi virada à duras penas. Já que nos forçam à olhar para trás, vamos voltar um pouco mais na História da humanidade e encontraremos semelhanças com o presente. "A História sempre se repete".

Além da sinistra coincidência com o nome do partido nazista (PARTIDO nacional Socialista dos TRABALHADORES Alemães), e do fato de Hitler ter usado a fome e o desemprego do povo para fazer crescer o seu partido (Bolsa Família,Fome Zero), ele também chegou ao poder por meios constitucionais. Porém, uma vez no poder , seu primeiro passo foi decretar a suspensão de todas as garantias de liberdades individuais. Lula começou à fazer isso agora. Atah ! Ele nã tem nada á ver com essa lei. Ela é do Tribunal Eleitoral. Você acredita nisso ? Se alguém me processar devido à esse comentário vou alegar que "Não sabia de nada" e que "Assinei sem ler".

Camila Vaz disse...

Nâo me canso de ver esse video! A parte da Marina so no agudinho é boa demais. Estarei lá no dia 22! O que eu acho dessa lei? respondo com a frase genial do Bruno Mazzeo: " É o mesmo que não poder falar de futebol em plena copa do mundo"

Edson Palma disse...

Oi, querida Luciana Vaz,

por si só, isso é uma palhaçada, porque se até o Jô Soares teve personagens que satirizavam determinados políticos, sem jamais deixar de ser notório (no bom sentido) porque isso tudo agora?
Só pode ser algum receio oculto, por causa da porção de coisas em que andam envolvidos!!!

Ou não, né?! Mas eu penso que tem coisa aí, heim?!!

Excelente artigo!...Bastante direto!!!

;-)

Até mais...

Anônimo disse...

Como podem os políticos não quererem que façamos piadas com eles, se eles são a própria e, ainda por cima, de mau gosto?! Eles querem debochar do povo sem receberem o devido troco? PAU NELES!!!

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos