Culinária - Vão-se os figos, fica a calda

on sábado, 2 de janeiro de 2010

No final do ano é sempre aquela comilança. A gente compra, compra, compra e cozinha, cozinha, cozinha. No final das contas, o que sobra de coisa!!! Eu não jogo nada fora, nem uma folhinha de salsinha. A sobra do vinho vai pra carne assada. O que posso congelar, congelo. O que iria pro lixo vai pra transformação.  Claro, se não ficar estragado ou passado, né gente? Eu nem precisava dizer isso, mas, disse. Então, por exemplo, o salpicão se junta a uns desfiados de peru, nacos do queijinho do petisco, azeitonas que se perderam pela geladeira e tudo vira torta de liquidificador. E vou dizer uma coisa: O pessoal come de lamber os beiços.

Dessa vez, eu tive um novo desafio. O pessoal comeu compota de figo, mas sobrou a calda. Ai, ai, ai... Tinha também um tico de coco ralado e um bom tanto de frutas cristalizadas rolando por aqui.

Eu fiz uma sobremesa que ficou tão gostosinha, mas tão gostosinha, que o pessoal pediu mais.

Simples assim: Fiz um manjar basicão só que bati bastante no liquidificador, tudo menos o coco. É uma colher de maisena e uma de açúcar para cada copo de leite. Quem gosta dele mais molinho coloca a colher rasa e quem gosta dele mais durinho coloca a colher de sopa mais cheia de maisena. Essa mistura bem batida, batida a ponto de fazer espuma, eu misturei ao coco e levei ao fogo pra dar o ponto. Esse negócio de  bater no liquidificador deixou o manjar super levinho, até um tanto aerado. Engrossou, desliga o fogo. Tem gente que não sabe disso, portanto, achei melhor entrar nos detalhes.

Daí, coloquei esse manjar em diversos potinhos de sobremesa. Joguei as frutas cristalizadas por cima. E despejei a calda gelada sobre o manjar ainda quente, já com as frutinhas. A calda foi indo pro fundo do potinho. E, obviamente, foi tudo pra geladeira. O resultado está aí na fotinho.

O fato é que não dá pra jogar comida fora, gente! Vamos recriando que é  inteligente, é gostoso e o bolso agradece.

0 comentários:

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos