Blogologias, rota bloguista e blogosfera em festa!

on segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Eu imaginava ser blogueira, porém, aprendi com o Felipe, do Um pouco de tudo, que sou bloguista. O dicionário Priberam apresenta blogueiro como sinônimo de bloguista. Mas eu prefiro a distinção que o Felipe propõe: Bloguista é o blogueiro nas horas de folga. Perfeito, Felipe! Essa definição liquida o meu problema de não conseguir manter o blog atualizado. Sim, porque a definição de blog ou blogue é página de internet com características de diário. Agora eu tenho um argumento louvável e posso afirmar sem vacilo: Sou bloguista 

Isso me faz lembrar do impasse entre gaitista e gaiteiro. Alguns dicionários apontam gaitistas e gaiteiros como quem executa gaita. Não gosto do termo toca gaita por causa da desarmonia cacófata. Mas os músicos advertem: Um gaitista pode ser alegre, lépido, garrido. Nem sempre uma pessoa tão serelepe  combina sons agradáveis aos ouvidos. Resumindo: Gaitista é gaitista. Gaiteiro é gaiteiro com ou sem potencial para a harmônica, que por sua vez é gaita. Sou bloguista, sou gaiteira e não tenho crise de identidade!

Tá, parece que a bloguista aqui engoliu um dicionário online e cuspiu um post. E blogologia, se não existe, pode vir a ser neologismo. Dito isso, vamos à blogologia da vez:

Tanto blogueiros quanto bloguistas têm em comum o voluntário exercício da habilidade investigativa virtual. Googlei, googlei e não achei a origem, entretanto, a blogosfera garante que no dia 20 de março comemora-se o Dia do Blogueiro. Gaiteira que sou, eu acato de bom grado o Dia do blogueiro, mesmo sendo eu uma bloguista. E fiquei sabendo do 20 de março através do Tiozão, do Boteco Móvel. Vale destacar que nos conhecemos precisamente nos domínios da blogosfera, jamais nos vimos pessoalmente e somos amigos inseparáveis. Juro, nem Dr. Hollywood consegue me separar do meu ninja brother.

Amizades pra cá, posts sem coments pra lá, desdobramentos gaiteiros do tipo arroz de festa parecem fazer parte do universo blog.  Durante o dia 31 de agosto, bloggers de todo o mundo fazem um post recomendando visitas a outros blogs. O Blog Day é dedicado ao conhecimento de novos blogs, celebrando a descoberta de novas pessoas, praticamente a blogologia a pleno vapor em ritmo de festa. As instruções para o 31/08/2011 são idênticas às de 2010 e estão no http://www.blogday.org/pt.htm . Aprendi com a Lena, do lenalopezblog.com, o porquê dessa data:

Os números 3108 são semelhantes às letras da palavra Blog, reparem:


Que gaiatice a minha! Hoje não é 31 de agosto e acabei me antecipando ao Blog Day! Sim, esparramei 3 indicações ao longo desta postagem! Isso é comum na blogosfera, as coisas se espalham como rastilho de pólvora. Como sou bloguista, eu não sei se vou aparecer no bloguespaço no Dia do Blog, portanto, #ficaadica e uns fogos de artifício para festejar o virtual, que tem um quê de real, um quê de artificial, o bem, o mal, um mundão de criaturas e criadores desde Jorn Barger, editor do blog original, segundo a enciclopédia livre


Mas ainda faltam 2 indicações e isso é tão fácil de resolver que nem requer pesquisa. Nessa festa de liberdade, fraternidade e blogologias mil, eu concluo com vários confetes para a originalidade de uma cooperativa de blogueiros criada por um e feita de muitos: Blogueiros do Brasil, o endereço mais blogcíssimo do bloguiverso:

 Banners

Beijos, abraços, sucesso e felicidade a todos os blogueiros e bloguistas!


4 comentários:

Tiozão das Batidas disse...

Oie Luciana!! Você é sempre muito legal comigo. Valeu amiga por mencionar-me neste post. E, como você mesmo disse ,na blogosfera as coisas se espalham como rastilho de pólvora; eu fiz pouquíssimas postagens neste mês e você acabou por me instigar.Tanto que acabei descobrindo a origem do Dia dos Blogueiros e isso rendeu um artigo bacaninha. E você foi minha musa inspiradora. Certamente vou parecer piegas, mas não há como não dizer que te amo de montão.


Beijins na bochecha

equipe mamute disse...

Link inserido com sucesso no Mamute.

:-)abç.

http://mamutelinks.blogspot.com/2011/09/blogologias-rota-bloguista-e-blogosfera.html

mengão2010 disse...

Oi Luciana vim parabenizar pelo seu blog e claro ja passo a te seguir ok? e claro cheguei no seu blog atraves do site blogueiros do Brasil e tbm te convido a visitar meu blog ele aborda assuntos como empregos, estagios, educação alem de otimas oportunidades de trabalhar em casa atraves dos programas de afiliados se tiver tempo deixe seu comentario ou se quiser pode clicar em todas as minhas banners acesse espero que vc goste

gostei do seu blog viu espero que goste dos meus blogs

http://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com

Maria Queiróz disse...

Oi, incrível! Há mais de 3 meses e eu aqui adorando este post. Parabéns. Olha que foi o Blogueiro do Brasil que me direcionou para cá. Eu não sei na verdade em que me enquadro. Se bloguista, blogueira, mas ... sou acho que sou blogueira. Será???
Parabéns http://blogprotetoresindependentes.blogspot.com Olha já vou começar a seguir seu Blog. Muito legal esse texto. Abços

Postar um comentário

POR FAVOR, INFORME O SEU WEBSITE OU E-MAIL, NOME OU APELIDO E COMO CHEGOU AO BLOG. OBRIGADA!

Você já é um BB? Inscrições abertas!

......................................................


Blogueiros do Brasil

Amigos do Gostos e desgostos no Facebook

Amigos do Blog Gostos e desgostos